O nome é mágico: "V8".
E a simples menção disso faz alguns tremerem e outros suspirarem. Afinal V8 é
sinônimo de potência, muita potência. Mas nem sempre foi assim. O primeiro
motor com cilindros dispostos em "V" foi construído em fins de 1890
pelo alemão Gottlieb Daimler. Era um bicilíndrico com 3,5 cv de potência. Para
se chegar aos motores com maior número de cilindros, foi preciso esperar até a
chegada de 1904, quando a empresa francesa Darracq montou um carro para tentar
quebrar o recorde mundial de velocidade.
Em 1906 apareceu uma série de
motores franceses, feitos por Lavasseur. De forma geral todos esses motores
eram grandes, não apenas V8 mas também V12 e até mais, eram arrefecidos a ar ou
a água. Porém eram sempre montados em esquemas multiblocos, ou seja, eram unidos
dois blocos de quatro cilindros para se chegar a um V8. No setor
automobilístico os motores com mais de um cilindro, dispostos em "V' só se
difundiram quando o progresso tecnológico permitiu construir esses motores em
um bloco único, fazendo assim o nome V8 soar de verdade.
Quem deu o primeiro empurrão?
A pioneira nisso foi a indústria norte-americana, entre 1906 e 1914.
A pioneira nisso foi a indústria norte-americana, entre 1906 e 1914.
O grande sucesso, contudo, esperou
um pouco mais e aconteceu somente em 1932, quando a FORD lançou seu V8, que
custava apenas U$10. Isso mesmo, 10 dólares a mais que a versão equipada com o
motor de quatro cilindros!!!. Seu motor era tecnicamente interessante, pois a
FORD conseguira, pela primeira vez na história do automobilismo de grande
série, fundir o bloco de oito cilindros em V numa peça única.
Esse motor tinha somente três
suportes de virabrequim e a sua fabricação alcançou tamanho nível de
simplicidade e economia que, em pouco anos, o Ford V8 se tornou o motor mais
vendido do mundo. Mesmo com sua potência de 65 cv a 3400 rpm, não ser uma das
mais elevadas, na época, levava os carros a uma velocidade de quase de 120
Km/h.
Fotos de motores:
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