Volkswagen Karmann Ghia
História:
No início dos anos 1950 a Volkswagen produzia apenas o Fusca
e a Kombi, típicos carros pós guerra - resistentes,
sóbrios e baratos. O mundo entretanto já se recuperava da Segunda Guerra
Mundial, e a demanda por carros mais elegantes e luxuosos aumentava. A Volks
acabara de sair do controle britânico (1949), e de certa forma já se aventurara
timidamente neste mercado, com a versão conversível do Fusca. Entretanto a
gerência da Volks ainda considerava a possibilidade de oferecer um carro que
levantasse a imagem da firma, atendendo plenamente a esse mercado.
O Karmann-Ghia é um carro esportivo de dois lugares produzido pela Volkswagen, projetado pela empresa italiana Ghia, e construído pela empresa alemã Karmann. Cerca de 445 000 Karmann Ghias foram produzidos entre 1955 e 1974.
A Karmann Ghia no Brasil:
Os planos de crescimento da empresa no Brasil fizeram com que a VW resolvesse produzi-lo localmente. Em 1960 a Karmann abriu uma fábrica em São Bernardo do Campo, São Paulo, e em 1962 o primeiro Karmann-Ghia brasileiro saiu da linha de montagem, muito semelhante ao modelo vendido no mercado europeu.
Em 1967 a motorização inicial de 1200cc e 36 cavalos foi substituída
pelo motor 1500cc, de 44 cavalos, conferindo um pouco mais de
"esportividade" ao modelo, e levando-o, segundo a fábrica, aos 138 km/h
de velocidade máxima. Assim o desempenho ficava um pouco mais condizente
com o aspecto, pelo menos para os padrões da época.
Além disso, o sistema elétrico passou de 6V para 12V, e o desenho das lanternas traseiras foi modificado.
No final de 1967 foi lançado o Karmann Ghia conversível - que
atualmente é um dos modelos brasileiros mais raros e valorizados. Foram
produzidas apenas 176 unidades.
Em meados de 1969 ocorreu o aumento da bitola traseira e do corte dos
paralamas traseiros, o que deixou a roda traseira mais visível.
Em 1970 o Karmann Ghia ganhou o novo motor 1600cc de 50 cv - que
tinha um torque maior. Agora eram 10,8 kgfm a 2800 rpm, contra 10,2 kgfm
a 2600 rpm do antigo 1500, que respondiam por mais força em arrancadas e
retomadas. O sistema de freios foi substituído por freios a discos na
dianteira e o modelo dos parachoques passou a ser uma única lâmina com
dois batentes com protetores de borracha. Esta reformulação na linha do
Karmann Ghia não foi suficiente para dar sobrevida ao modelo. Em 1971 a
Volkswagen do Brasil decidiu tirá-lo de linha, enquanto o modelo europeu
ainda seria fabricado até 1974.
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