Novo A3 é esperto e cheio de tecnologia
Monte Carlo – Motores turbo com injeção direta de gasolina 1.4 de 140
cv e 1.8 de 180 cv, atualização visual e até 90 quilos a menos que o
anterior. Esses são alguns dos destaques da linha 2013 do Audi A3
Sportback, hatch alemão com carroceria de quatro portas que chega ao
Brasil em junho com preços estimados entre R$ 115 mil e R$ 130 mil.
A boa notícia é que esses valores devem cair até o fim do próximo
ano. É que há grande chance de o carro ser produzido na fábrica da
Volkswagen em São José dos Pinhais (PR).
A renovação na dianteira inclui grade e faróis mais estreitos, com
lâmpadas de xenônio e LEDs de uso diurno. Atrás foram feitos retoques
nas lanternas e há duas saídas de escapamento.
O interior traz soluções que só eram oferecidas em carros de
categorias superiores da Audi. É o caso do sistema multimídia, que pode
ser acionado por comando de voz, na tela de sete polegadas sensível ao
toque ou “escrevendo” com os dedos na face superior do botão giratório
próximo à alavanca do câmbio automatizado de sete marchas. Bem-vindo
também é o painel inclinado em direção ao motorista.
Embora seja maior, ao volante o A3 Sportback se comporta como um A1.
As respostas aos comandos da direção são diretas, assim como à pressão
nos pedais de acelerador e freios. Tanto no hatch com motor 1.4, que
“grita” um pouco em subidas íngremes, quanto com o 1.8.
Para economizar combustível, há um recurso no 1.4 que desativa a
ignição de dois dos quatro cilindros quando não há necessidade de o
motor trabalhar a plena carga. Todos continuam subindo e descendo, mas
metade não recebe combustível e não há queima de gasolina.
Com o vigoroso motor 1.8, há ótimo desempenho e respostas melhores que o 2.0 de 200 cv do A3 Sportback “antigo”.
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