Ferrari F430
F430 foi um modelo de carro produzido pela Ferrari. Apresentado no Salão do Automóvel de Paris 2004, foi o sucessor do 360 e do 355.
Design
O design do F430 foi desenvolvido em conjunto pela Ferrari e pelo estúdio Pininfarina. O estilo se inspira em antigos carros de corrida, com destaque para o modelo 1961, campeão do mundo de Fórmula 1 com Phil Hill, e também nos modernos - na traseira, ele é uma cópia reduzida da Enzo. Segundo a Ferrari, a aerodinâmica recebeu prioridade sobre o visual. A carroceria foi esculpida em túnel de vento,
de modo a se obter um bom coeficiente aerodinâmico (Cx), elevada
pressão contra o solo (down force) e fluxo de ar suficiente para
resfriar freios e motor.
Motor
Em relação ao antecessor F360, o novo V8 cresceu 20% no deslocamento,
encolheu nas dimensões externas e ganhou apenas quatro quilogramas de
massa. Contribuíram para isso novos materiais e componentes de tamanho
reduzido (como o cárter seco e a embreagem de diâmetro menor). O sistema
de admissão foi aperfeiçoado com o uso de dutos e válvulas de dimensões
iguais às dos motores da Fórmula 1.
Comandos de válvulas são continuamente variáveis para admissão e escape
e acionados por um sistema hidráulico de alta pressão. A curva de
potência é quase uma reta (com uma inclinação de 60 graus em relação ao
eixo x). E a de torque corre paralela à de potência até atingir seu
ponto máximo. A 3500 rpm tem-se 23% da potência e 80% do torque. A
potência máxima de 490 cavalos chega a 8500 rpm e o torque máximo de
47,4 mkgf a 5250 rpm. Na pista, o desempenho é fora do comum. Segundo a
Ferrari, o V8 acelera os 1450 quilos do F430, de 0 a 100 km/h, em apenas
4 segundos. E a velocidade máxima chega aos 315 km/h. Com todo esse
rendimento, o motor é capaz de atender aos limites de emissões das
normas européia (Euro 4) e americana (LEV2).
Freios
Os freios do F430 foram projetados com a colaboração da Brembo. O resultado foi uma nova liga do ferro fundido para os discos. A nova liga inclui o molibdênio
que tem um melhor desempenho na dissipação de calor. Uma outra opção
que a Ferrari está fornecendo é a de discos carbono-cerâmicos. A
cerâmica tem uma resistência ao calor muito mais elevada do que metais,
dando, assim, não somente um bom desempenho aos freios do F430, mas
também uma vida útil mais longa. A Ferrari diz que os freios não se
desgatam mesmo depois que 300-350 voltas no Circuito de Fiorano, sua pista de testes.
BRUTAL.............SEM MIL PALAVRAS.
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