Contato

velhov8@gmail.com

quarta-feira, 30 de maio de 2012

História do Gurgel

Gurgel




Gurgel Motores S.A. foi uma fabricante de automóveis brasileira, desenvolvidos pelo engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. Com a proposta de produzir veículos 100% nacionais, o empresário montou em 1969, na Avenida do Cursino, em São Paulo a fábrica de carros que levava o seu nome (depois, com outra denominação, mudou para a cidade de Rio Claro 1973). A montadora produziu aproximadamente 43 mil veículos genuinamente brasileiros durante seus 27 anos de existência.
O registro da marca Gurgel encontrava-se expirado no INPI desde 2003. Em 2004, o empresário Paulo Emílio Freire Lemos, pelo valor de R$ 850,00, resgistrou para si a marca Gurgel e o antigo logo. A família Gurgel não foi consultada e por isso decidiu mover uma ação judicial contra o empresário.
A Gurgel foi fundada em 1 de setembro de 1969 pelo falecido engenheiro mecânico e eletricista João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, que sempre sonhou com o carro genuinamente brasileiro.Gurgel começou produzindo karts e minicarros para crianças no começo dos anos 60, quando tinha uma empresa de luminosos. O primeiro modelo de carro foi o bugue Ipanema e utilizava, motor Volkswagen.

Fotos:













8 comentários:

  1. isso e prea quem gosta mesmo eu fui criado perto da venida cursino do lado do zoologico,e com meus 8 anos de idade meu pai trouxe da fiat algumas fotos do gurgel eu me apaixonei,filho de chefe da fiat se tornou um sonho pra mim um gurgel pela aparencia inofenciva e que passa segurança parece um carro de brinquedo e ainda eu nunca imaginei que fosse taõ perto da minha casa a fabrica da gurgel.e esse meu sonho não se realizou e sei que cada vez mais adiante vai ficando mais dificl,mas sou brasileiro assim como o gurgel e não desisto nunca,parabens adorei a pagina...

    e não esqueça o que e feito aqui no brasil e menos valorizado doque o que e feito na china... china 1 brasil 0

    ResponderExcluir
  2. Meu, muito legal sua história, espero que vc ainda tenha um gurgel. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Possuo um dos raros Gurgel Xef que encontra-se em restauração, e um X12 TR que herdei do meu pai. Carros excelentes. Uma pena terem acabado com o sonho do Gurgel quando ele tentou alçar vôos maiores desvinculando-se da VW quando lançou o BR800.

    ResponderExcluir
  4. Possuo um dos raros Gurgel Xef que encontra-se em restauração, e um X12 TR que herdei do meu pai. Carros excelentes. Uma pena terem acabado com o sonho do Gurgel quando ele tentou alçar vôos maiores desvinculando-se da VW quando lançou o BR800.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um Carajás 87, preciso fazer umas melhorias, alguem sabe quem mexe com Gurgel ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Sao Paulo, YAMAUTO. Av do Cursino. Os caras sao top.

      Excluir
  6. Eu tenho um Carajás 86 preciso de um motor. Alguém sabe onde encontrar??

    ResponderExcluir
  7. Gratidão, gostei muito. Compartilhei no meu blog. Sucesso.

    ResponderExcluir