Contato

velhov8@gmail.com

quarta-feira, 30 de maio de 2012

História do Gurgel

Gurgel




Gurgel Motores S.A. foi uma fabricante de automóveis brasileira, desenvolvidos pelo engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. Com a proposta de produzir veículos 100% nacionais, o empresário montou em 1969, na Avenida do Cursino, em São Paulo a fábrica de carros que levava o seu nome (depois, com outra denominação, mudou para a cidade de Rio Claro 1973). A montadora produziu aproximadamente 43 mil veículos genuinamente brasileiros durante seus 27 anos de existência.
O registro da marca Gurgel encontrava-se expirado no INPI desde 2003. Em 2004, o empresário Paulo Emílio Freire Lemos, pelo valor de R$ 850,00, resgistrou para si a marca Gurgel e o antigo logo. A família Gurgel não foi consultada e por isso decidiu mover uma ação judicial contra o empresário.
A Gurgel foi fundada em 1 de setembro de 1969 pelo falecido engenheiro mecânico e eletricista João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, que sempre sonhou com o carro genuinamente brasileiro.Gurgel começou produzindo karts e minicarros para crianças no começo dos anos 60, quando tinha uma empresa de luminosos. O primeiro modelo de carro foi o bugue Ipanema e utilizava, motor Volkswagen.

Fotos:













5 comentários:

  1. isso e prea quem gosta mesmo eu fui criado perto da venida cursino do lado do zoologico,e com meus 8 anos de idade meu pai trouxe da fiat algumas fotos do gurgel eu me apaixonei,filho de chefe da fiat se tornou um sonho pra mim um gurgel pela aparencia inofenciva e que passa segurança parece um carro de brinquedo e ainda eu nunca imaginei que fosse taõ perto da minha casa a fabrica da gurgel.e esse meu sonho não se realizou e sei que cada vez mais adiante vai ficando mais dificl,mas sou brasileiro assim como o gurgel e não desisto nunca,parabens adorei a pagina...

    e não esqueça o que e feito aqui no brasil e menos valorizado doque o que e feito na china... china 1 brasil 0

    ResponderExcluir
  2. Meu, muito legal sua história, espero que vc ainda tenha um gurgel. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Possuo um dos raros Gurgel Xef que encontra-se em restauração, e um X12 TR que herdei do meu pai. Carros excelentes. Uma pena terem acabado com o sonho do Gurgel quando ele tentou alçar vôos maiores desvinculando-se da VW quando lançou o BR800.

    ResponderExcluir
  4. Possuo um dos raros Gurgel Xef que encontra-se em restauração, e um X12 TR que herdei do meu pai. Carros excelentes. Uma pena terem acabado com o sonho do Gurgel quando ele tentou alçar vôos maiores desvinculando-se da VW quando lançou o BR800.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um Carajás 87, preciso fazer umas melhorias, alguem sabe quem mexe com Gurgel ?

    ResponderExcluir