A história começa com W. Murphy, que havia sido sócio de Ford até que divergêncas os separaram. Murphy tinha decidido fechar a companhia Pidiéndole e sua fornecedora de motores, Leland & Falconer Co. Henry Leland sugeriu que não a fechasse
Cadillac 1930 Madam X Imperial Limousine V-16
Fleetwood Sixty Special Sedan Hardtop 1959
Murphy aceitou o conselho e não só não a fechou como também a reorganizou e a batizou de Cadillac Automobile Co. Dois anos depois se associou a Henry Leland, que assumiu a presidência.
Runabout Model A - 1903
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O primeiro Cadillac foi um monocilindro. O veículo era alto devido às péssimas estradas norte-americanas da época. Apresentado em 1903, obteve sucesso imediato perante o público que encomendou 2.200 unidades durante sua primeira exposição.
Em 1908 a produção superou as 16.000 unidades e o veículo consolidou-se como seguro, confortável e preciso.
Cadillac 1930 Madam X Imperial Limousine V-16
Os “rabos-de-peixe” característicos da Marca alcançaram seu maior tamanho no final dos anos 50 e quase desaparecem totalmente em 64.
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Primeiro V-8 da Cadillac | Sedan De Ville Brougham 1958 |
Coupe DeVille Town Car 1957 | |
V-16 de 1938 a 135º. | Fleetwood Sixty Special Sedan 1959 |
Cadillac 1960 | |
Eldorado 1964 | |
Novos motores
V8- O primeiro V-8 havia sido instalado em um carro de corrida pelo francês Ader em 1903, para participar da corrida Paris-Madrid. Outro, de 2.4 litros, equipou um Darraq de corrida de 1905. A Rolls Royce também usou um V-8 nesse mesmo ano para um de seus modelos. O Marmon 1906 e o Hewitt 1907 também usaram. Entretanto, nenhum deles foi aperfeiçoado o suficiente para tornar-se de série. Também não havia na época carburadores ou sistema de partida capazes de fazê-lo funcionar bem. A primeira tentativa comercial do V-8 foi feita pelo modelo DeDion em 1910, que não teve êxito. Leland comprou um modelo DeDion, desmontou-o completamente e o estudou. Ele tinha feito o mesmo com o V-8 aeronáutico criado pelo coronel Hall.
V8- O primeiro V-8 havia sido instalado em um carro de corrida pelo francês Ader em 1903, para participar da corrida Paris-Madrid. Outro, de 2.4 litros, equipou um Darraq de corrida de 1905. A Rolls Royce também usou um V-8 nesse mesmo ano para um de seus modelos. O Marmon 1906 e o Hewitt 1907 também usaram. Entretanto, nenhum deles foi aperfeiçoado o suficiente para tornar-se de série. Também não havia na época carburadores ou sistema de partida capazes de fazê-lo funcionar bem. A primeira tentativa comercial do V-8 foi feita pelo modelo DeDion em 1910, que não teve êxito. Leland comprou um modelo DeDion, desmontou-o completamente e o estudou. Ele tinha feito o mesmo com o V-8 aeronáutico criado pelo coronel Hall.
Assim, em 1915, foi lançado o primeiro Cadillac V-8 a 90º, com 5.150cm3, 70CV, um carburador e bobina especialmente desenhada pela Delco, com platinados duplos. O motor e a transmissão formavam um só bloco, apoiados por três pontos de suspensão. Fundido em dois corpos de 4 cilindros, carter de alumínio, válvulas de aço e outras inovações.
Em 1925 o motor é aperfeiçoado e melhor balanceado melhorando em muito a suavidade e marcha (V-8 Modelo 314)
Em 1928 aparece um novo V-8 (Modelo 341) continuando o desenvolvimento de um motor que foi o “cavalo de batalha” da Cadillac e que nunca deixou de equipar seus carros até os dias de hoje.
V12 e V16- Em 1930 foi apresentado o V-12 de 135HP e junto também veio o V-16. Ambos tinham transmissão Synchro Mesh de 3 velocidades sincronizadas.
O V-16 tinha dois blocos de 8 cilindros, lado a lado, a 45º. Cada um tinha seu próprio distribuidor, bomba de água e carburador (na realidade, o veículo podia funcionar com um só corpo). O consumo era de 36 litros a cada 100km e um litro de óleo a cada 200km. Não eram motores que tinham muitas vantagens práticas e técnicas, por isso se tornaram obsoletos em pouco tempo e foram retirados de linha.
A pesar disso,os Cadillac V-16 reinaram absolutos no seguimento durante 1930-1931, liderando o mercado de maior prestígio, superando a Chrysler e a Packard e concorrendo com a Cord e Duesenberg.
Os preços variavam de $ 3.300 para os V-8 a $ 10.000 para os V-16. O V-8 oferecia 11 tipos de carrocerias, o V-12 vinte e uma e o V-16, 30.
Modelos de Cadillac |
Biarritz
Denominaçao do conversível Eldorado (anos 50 e 60). Nome em homenagem à famosa praia situada na costa atlântica do sul da França.
Brougham
Nome originalmente usado numa carruagem de cavalos fabricada especialmente para Lord Henry P. Brougham em 1838.
Calais
Usado para os Cadillac de menor preço, geralmente é o primeiro modelo dos novos usuários da marca
De Ville
Denominação francesa de Town Car. Definia as carruagens que tinham “divisões” entre o chofer e o passageiro. Foi usado para Conversíveis, coupês, e o popular sedan.
Eldorado
Relembra a lenda da riquísima comarca americana, sonho dos conquistadores espanhóis. Usado nos modelos mais luxuosos. Este nome foi selecionado em um concurso em 1953 e proposto pela Secretaria do Departamento de Mercadorias da Cadillac. O primeiro a utilizar foi o conversível de 1953.
Fleetwood
Firma de carroceria fundada em Fleetwood, Pennsylvania no século XIX. Com o passar dos anos essa firma se especializou em Cadillac.
Seville
Savilla, em inglês. Usado desde 1956 para o coupê da série Eldorado (1956 a 1960) e voltou a ser utilizado a partir de 1975 para um modelo pequeno.
Talisman
Objeto de pedra ou metal usado para evitar/afastar o diabo e proteger a saúde. “Algo que produz efeitos aparentemente mágicos ou milagrosos”. A Cadillac a usou para definir o luxuoso modelo de 4 passageiros da Fleetwood de 1973.
Inovações Técnicas
Período 1903 - 1985 |
Durante toda sua historia, Cadillac introduziu muitas inovações técnicas, de estilo, etc. que ajudaram a manter sua liderança e aperfeiçoar a indústria automobilística.
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1903
Apresenta um motor monocilíndrico de 10HP considerado por muitos como o mais confiável e fácil de operar de sua época. Atingia 50 km/h.
1905
Torna-se pioneira nos automóveis multi cilindros ao apresentar seu motor de 4 cilindros.
1908
Cadillac é a primeira fábrica de automóveis norte-americana a receber o Dewar Trhophy do Royal Automobile Clube of London, por ser o primeiro automóvel com peças intercambiáveis.
1909
É adquirida pela General Motors por US$ 5.669.250.
1910
É a primeira a oferecer carrocerias fechadas.
1912
É a primeira a utilizar sistema elétrico de lâmpadas e motor de arranque.
Recebe o 2º Dewar Trophy
1915
Primeira a oferecer um automóvel de linha com motor V-8.
1928
É a primeira a instalar vidros de segurança como equipamento de série e a primeira a introduzir caixa de mudanças que eliminava a necessidade de dupla embreagem.
1930
É a primeira a construir um motor a 45º em V, de 16 cilindros. Mais tarde introduz o 45º em V, 12 cilindros e é o único fabricante a oferecer uma linha completa equipada com motores V-8, V-12, V-16.
1943
Cadillac recebe o prêmio “E” da Armada dos Estados Unidos por sua excelência em produzir equipamento de guerra.
1944
Cadillac produz o M-24, o tanque de combate mais rápido e de fácil manuseio. Era equipado com dois motores V-8 e duas transmissões Hydramatic. Também produz partes de precisão para os motores aéreos Allison V-12.
1948
Muda completamente seu perfil de automóvel ao apresentar “rabos-de-peixe” inspirados na indústria aeronáutica.
1949
Produz o Cadillac nº 1.000.000. Apresenta o novo V-8 de alta compressão, leve e OHV.
1954
Primeira a oferecer direção hidráulica como equipamento de série.
1964
Primeira a desenvolver controle automático de calefação e ar-condicionado.
1965
Primeira a utilizar volante regulável.
1970
Cadillac oferece o motor mais grande do mundo utilizado em veículos de série: 8.200cm3 e 400HP, no Eldorado. Também um controlador eletrônico anti-bloqueio de freios como opcional.
1974
Duplo Air Bags em todos os DeVilles, Fleetwood Broughams e Eldorados.
1975
Primeira em injeção eletrônica com analisador (Eldorado, Fleetwood e DeVille).
1978
Primeira a oferecer computador de bordo no Seville.
1980
Introduz injeção eletrônica digital, com auto-diagnóstico e controles microprocessados.
1984
Cadillac apresenta o Gold Key Delivery Sistem (sistema de entrega “chave de ouro”), um programa de procedimentos de entrega de unidades 0 km em todas as concessionárias. Esta atenção ao cliente e a seu automóvel (dupla inspeção pré-entrega, descrição de todos os equipamentos durante o uso inicial, um jogo de duas chaves de ouro, etc.) permitiu a Cadillac subir ao primeira lugar na pesquisa anual de satisfação do cliente.
1985
Primeira a equipar um veículo de 6 passageiros com um V-8 transversal, tração dianteira (De Ville).
O Cadillac 1959 é o automóvel que mais representa a América em seu auge. É considerado o “mais extravagante” (em design) de todos os automóveis americanos já fabricados.
Eldorado Biarritz, o conversível top de linha
O Sedan (62) DeVille, em versão de três janelas laterais... |
...e na de duas janelas laterais com vidro traseiro envolvente |
Do conversível (62) derivou a versão Biarritz |
Fleetwood (75): uma luxuosa -- e enorme -- limusine de oito lugares |
Para os apreciadores de modelos duas-portas, o Coupé DeVille |
Ainda mais sofisticado: o Sedan Fleetwood Sixty Special |
Outro cupê elegante e exagerado: o Eldorado Seville |
Eldorado Brougham de 1959, apenas 99 unidades foram construídas |
Fleetwood Sixty Special Sedan Hardtop 1959
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