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terça-feira, 29 de maio de 2012

Romi-Isetta no Brasil

ROMI ISETTA NO BRASIL

Os contratos de licenciamento foram firmados em 1953. A empresa licenciada, Indústrias Romi, de Santa Bárbara d'Oeste - SP, era especializada em máquinas operatrizes, sendo esta a sua atividade principal até os dias de hoje. A Isetta foi escolhida por ser considerada um veículo ideal para as grandes cidades por seu tamanho e economia.isetta1.jpg (11084 bytes)
A produção brasileira se iniciou em 1955 e foi até 1958, tendo sido fabricadas perto de 3.000 unidades, das quais estima-se existirem cerca de 300 até os dias de hoje. A maioria utilizava o motor Iso de 200 cm3, sendo que as últimas unidades fabricadas passaram a usar o motor BMW 300 cm3, mais potente, com cerca de 13 HP (!)
A cada ano de produção introduzia-se alguma alteração de carroceria. O modelo 1956, por exemplo, tinha o farol mais em baixo, no pára-lama, idêntico à Isetta italiana. Em 1957 isso foi mudado por exigência da legislação. O modelo de 1958 trazia uma carroceria minimamente maior, e poucas variedades de cor.
Em 1959 a situação financeira da empresa se instabilizou, e por sofrerem a Indústrias Romi pressões políticas originadas pelo GEIA - Grupo Executivo da Indústria Automobilística, que não aprovava mais o modelo devido à suas características peculiares (porta frontal, um único banco, rodas pequenas, motor fraco), e com a morte do Comendador Americo Romi, seu grande defensor dentro da empresa e pessoa responsável por sua fabricação, a Romi Isetta teve sua produção desativada.isetta58.gif (45070 bytes)
Até o ano de 1961 alguns carros foram montados utilizando peças remanescentes no estoque da fábrica. Em 1960, o então Presidente da República Dr. Juscelino Kubitschek de Oliveira tentou impulsionar a produção da Romi Isetta, porém sem resultados. Houve ainda tentativas de acordo com a BMW e a Citroën, mas nada se concretizou, e a fabricação foi extinta no Brasil definitivamente.
Apelidada de "bola de futebol de fenemê" (um caminhão fabricado na época) e outros nomes injustos, a Romi Isetta várias vezes chegou a ser cogitada para voltar a ter sua produção ativada, dadas as suas características de economia e fácil dirigibilidade no caótico trânsito de nossas cidades.
Em qualquer lugar que apareça, a Romi Isetta irá sempre despertar um sem número de recordações e sorrisos dos observadores.

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